Quem Somos

Contexto

Sendo um dos países com ritmo de envelhecimento mais acelerado da Europa e com menor expectativa de vida saudável após os 65 anos de idade, Portugal enfrenta atualmente um desafio crescente relacionado com a falta de qualificação de profissionais para trabalhar com a população idosa. 

Com o envelhecimento da população, a procura por cuidados e serviços específicos para a terceira idade tem aumentado significativamente. No entanto, coloca-se aqui um dos maiores problemas: a falta de formação adequada de profissionais para atender às necessidades. 

Esta questão resulta em lacunas na qualidade dos cuidados prestados, conduzindo à falta de compreensão das questões relacionadas com envelhecimento e, em alguns casos, propiciando situações de negligência.

Previous slide
Next slide

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo como solução

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA) surge como uma resposta crucial a este problema. Através da promoção e desenvolvimento de programas de formação abrangentes e especializados, o CCEA visa dar resposta às carências de qualificação dos profissionais que trabalham na área do envelhecimento em Portugal. 

O CCEA visa promover a realização de formação profissional e o reconhecimento, validação e certificação de competências no âmbito da prestação de cuidados a idosos. 

Os programas de formação facilitados pelo CCEA oferecem conhecimento atualizado sobre os desafios do envelhecimento, facilitam abordagens inovadoras aos cuidados de saúde e contribuem para a promoção de autonomia e inclusão social, facilitando a promoção e desenvolvimento de um envelhecimento mais ativo e saudável. 

Ao capacitar profissionais com as ferramentas necessárias para oferecerem cuidados de alta qualidade e promoverem o envelhecimento ativo, o CCEA contribui para a melhoria da qualidade de vida da população idosa em Portugal. 

O CCEA visa ainda prestar o seu contributo para a transformação da cultura em torno do envelhecimento, promovendo uma visão mais positiva e enriquecedora desta fase da vida. 

Em última análise, o CCEA pretende contribuir para moldar um futuro onde serão prestados melhores cuidados, permitindo aos cidadãos disfrutar de uma vida plena e digna na terceira idade.

CCEA – Centro de Competências de Envelhecimento Ativo

O CCEA – Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, Centro Protocolar que assegura a operacionalização das respostas de formação profissional e capacitação dos prestadores de cuidados a pessoas idosas, tendo sido criado pela Portaria nº 119/2023, de 11 de maio, que procede à homologação do protocolo de cria o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, outorgado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, IP), a Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD -ABC) e o Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS, I. P.).

O CCEA é um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.

São atribuições do CCEA, tendo em vista a capacitação dos prestadores de cuidados às pessoas idosas, promover a realização de formação profissional e o reconhecimento, validação e certificação de competências no âmbito da prestação de cuidados a pessoas idosas, prosseguindo a seguinte missão:

Valorização dos recursos humanos e capacitação de entidades envolvidas na prestação de cuidados às pessoas idosas, através do desenvolvimento de ações de formação tendentes à qualificação e requalificação de trabalhadores, bem como das pessoas que se encontrem em situação de desemprego, com vista ao ingresso rápido no mercado de trabalho neste setor da economia;

Valorização dos cuidadores informais de pessoas idosas, através da sua formação e capacitação, para uma prestação de cuidados diferenciada;

Valorização da prestação de cuidados, pela partilha de boas práticas, através de ações de cooperação, tanto na área formativa como de apoio técnico.

Visão

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA) tem como objetivo a promoção de uma abordagem positiva ao envelhecimento, capacitando profissionais para que estes possam oferecer cuidados e serviços diferenciadores e de alta qualidade, que permitam melhorar a qualidade de vida dos idosos. Com especial foco na formação e na transmissão de conhecimento, o CCEA pretende munir os seus formandos de competências que lhes permitam atender ao desafios e necessidades da terceira idade. Trabalhando com equipas multidisciplinares – da saúde, à educação, à psicologia, à assistência social – o CCEA pretende desenvolver abordagens inovadoras e centradas nas pessoas ao invés de nos serviços. O CCEA pretende afirmar-se como um centro de referência na área da formação, ajudando a promover a autonomia, a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas mais velhas. 

Acreditamos num futuro em que o envelhecimento é visto não como um entrave, mas como uma oportunidade para o crescimento pessoal e social. Estando Portugal entre os países da União Europeia com ritmo mais acelerado de envelhecimento conjunto, no CCEA queremos ser agentes de mudança, oferecendo um sólido programa de formação que permita aos formandos enfrentar os desafios e oportunidades associados ao envelhecimento em Portugal.

O CCEA pretende ainda contribuir para o diagnóstico e definição de estratégias no domínio da prestação de cuidados a pessoas idosas, bem como promover uma resposta formativa inovadora, dotando os ativos de competências específicas nesta área de atuação, cruciais para responder às necessidades da sociedade portuguesa no domínio do envelhecimento ativo.

Valores

O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo é alavancado por um conjunto de valores que suportam e estruturam toda a sua atuação na comunidade:

  1. Respeito e Dignidade: valorizamos e respeitamos a individualidade, a história de vida e as escolhas das pessoas mais velhas. Ao formar profissionais que os apoiarão nas mais diversas áreas, promovemos dignidade, compaixão e empatia.
  2. Excelência: procuramos excelência na formação e na entrega de serviços à comunidade. Toda a nossa atuação é pautada pela constante melhoria e aprendizagem contínua. Dispomos de uma equipa de formadores altamente qualificada que funciona como alicerce do nosso compromisso com a qualidade e o sucesso dos nossos programas de formação.
  3. Capacitação e desenvolvimento: reconhecemos a importância do crescimento pessoal e profissional e da capacitação dos indivíduos na comunidade. Estamos dedicados a oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de competências, contribuindo para empoderar os profissionais e expandir o seu grau de especialização, melhorando as suas competências e o seu potencial.
  4. Inovação: estimulamos a criatividade e a inovação na procura por soluções eficazes para responder aos crescentes desafios do envelhecimento. Procuramos constantemente novas abordagens e novas tecnologias que permitam melhorar a qualidade de vida da terceira idade.
  5. Empoderamento: contribuímos para a capacitação de milhares de profissionais que, estarão, no futuro, mais aptos a tomar decisões sobre os cuidados a prestar, facilitando a autonomia, empoderamento e participação ativa das pessoas mais velhas, bem como para a definição dos seus objetivos e planos de cuidados para o futuro.
  6. Colaboração: trabalhamos em parceria com outras instituições, profissionais e a comunidade em geral para criar uma rede de apoio abrangente e eficaz.
  7. Literacia e cultura de aprendizagem: promovemos uma cultura de aprendizagem contínua, onde profissionais, séniores e famílias têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que contribuem para o bem-estar e para a felicidade ao longo do processo de envelhecimento.
  8. Acessibilidade e inclusão: todos os nossos serviços e programas de formação são altamente abrangentes, privilegiando a acessibilidade a todos, independentemente das suas condições.

Estes valores orientam o nosso trabalho diário e refletem o compromisso de proporcionar um ambiente enriquecedor e de apoio para pessoas mais velhas, profissionais e comunidades envolvidas no processo de envelhecimento ativo.

Para quem trabalhamos?

As ações promovidas pelo CCEA são dirigidas a:

  1. Candidatos a emprego em áreas profissionais que se enquadrem no âmbito de atribuições do Centro, incluindo os que se encontrem em situação de desemprego, através da frequência de formação profissional que potencie o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho, incluindo através de ações de upskilling ou reskilling;
  2. Aos trabalhadores das entidades envolvidas na prestação de cuidados a idosos;
  3. Aos cuidadores informais de idosos, detenham ou não tal estatuto conferido pelo ISS, nos termos previstos pela Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro;
  4. A entidades que promovam a criação e/ou desenvolvimento de projetos de prestação de cuidados a idosos;
  5. A outros parceiros identificados como estratégicos, no âmbito da missão e atribuições do Centro.
CCEA - para quem trabalhamos