Quem Somos

Contexto

Sendo um dos países com ritmo de envelhecimento mais acelerado da Europa e com menor expectativa de vida saudável após os 65 anos de idade, Portugal enfrenta atualmente um desafio crescente relacionado com a falta de qualificação de profissionais para trabalhar com a população idosa. 

Com o envelhecimento da população, a procura por cuidados e serviços específicos para a terceira idade tem aumentado significativamente. No entanto, coloca-se aqui um dos maiores problemas: a falta de formação adequada de profissionais para atender às necessidades. 

Esta questão resulta em lacunas na qualidade dos cuidados prestados, conduzindo à falta de compreensão das questões relacionadas com envelhecimento e, em alguns casos, propiciando situações de negligência.

Previous slide
Next slide

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo como solução

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA) surge como uma resposta crucial a este problema. Através da promoção e desenvolvimento de programas de formação abrangentes e especializados, o CCEA visa dar resposta às carências de qualificação dos profissionais que trabalham na área do envelhecimento em Portugal. 

O CCEA visa promover a realização de formação profissional e o reconhecimento, validação e certificação de competências no âmbito da prestação de cuidados a idosos. 

Os programas de formação facilitados pelo CCEA oferecem conhecimento atualizado sobre os desafios do envelhecimento, facilitam abordagens inovadoras aos cuidados de saúde e contribuem para a promoção de autonomia e inclusão social, facilitando a promoção e desenvolvimento de um envelhecimento mais ativo e saudável. 

Ao capacitar profissionais com as ferramentas necessárias para oferecerem cuidados de alta qualidade e promoverem o envelhecimento ativo, o CCEA contribui para a melhoria da qualidade de vida da população idosa em Portugal. 

O CCEA visa ainda prestar o seu contributo para a transformação da cultura em torno do envelhecimento, promovendo uma visão mais positiva e enriquecedora desta fase da vida. 

Em última análise, o CCEA pretende contribuir para moldar um futuro onde serão prestados melhores cuidados, permitindo aos cidadãos disfrutar de uma vida plena e digna na terceira idade.

CCEA – Centro de Competências de Envelhecimento Ativo

O CCEA – Centro de Competências de Envelhecimento Ativo é um Centro Protocolar que assegura a operacionalização de respostas de formação profissional e capacitação dos prestadores de cuidados a pessoas idosas. Foi criado pela Portaria n.º 119/2023, de 11 de maio, que homologou o protocolo de criação do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, outorgado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, IP), a Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC) e o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, I.P.).

O CCEA é um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.

As atribuições do CCEA, com vista à capacitação dos prestadores de cuidados a pessoas idosas, incluem a promoção de formação profissional e o reconhecimento, validação e certificação de competências no âmbito da prestação de cuidados a pessoas idosas, prosseguindo a seguinte missão:

  • Valorização dos recursos humanos e capacitação das entidades envolvidas na prestação de cuidados a pessoas idosas, através do desenvolvimento de ações de formação que visam a qualificação e requalificação de trabalhadores, bem como das pessoas que se encontram em situação de desemprego, facilitando o seu ingresso rápido no mercado de trabalho neste setor da economia;
  • Valorização dos cuidadores informais de pessoas idosas, através da sua formação e capacitação, para uma prestação de cuidados diferenciada;
  • Valorização da prestação de cuidados, pela partilha de boas práticas através de ações de cooperação, tanto na área formativa como de apoio técnico.

Visão

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA) tem como objetivo promover uma abordagem positiva ao envelhecimento, capacitando profissionais para oferecerem cuidados e serviços diferenciadores e de alta qualidade, com vista à melhoria da qualidade de vida dos idosos. Com especial foco na formação e na transmissão de conhecimento, o CCEA pretende dotar os seus formandos de competências que lhes permitam responder aos desafios e necessidades da terceira idade. Trabalhando com equipas multidisciplinares – da saúde, educação, psicologia e assistência social – o CCEA visa desenvolver abordagens inovadoras e centradas nas pessoas, ao invés de nos serviços. O CCEA procura afirmar-se como um centro de referência na área da formação, ajudando a promover a autonomia, a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas mais velhas.

Acreditamos num futuro em que o envelhecimento é visto não como um entrave, mas como uma oportunidade para o crescimento pessoal e social. Sendo Portugal um dos países da União Europeia com o ritmo mais acelerado de envelhecimento populacional, no CCEA queremos ser agentes de mudança, oferecendo um programa de formação sólido que capacite os formandos para enfrentar os desafios e oportunidades associados ao envelhecimento em Portugal.

O CCEA pretende ainda contribuir para o diagnóstico e definição de estratégias no domínio da prestação de cuidados a pessoas idosas, bem como promover uma resposta formativa inovadora, dotando os profissionais de competências específicas cruciais para responder às necessidades da sociedade portuguesa no contexto do envelhecimento ativo.

Valores

O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo é guiado por um conjunto de valores que alicerçam e estruturam toda a sua atuação na comunidade:

  • Respeito e Dignidade: Valorizamos e respeitamos a individualidade, a história de vida e as escolhas das pessoas mais velhas. Ao formar profissionais para apoiar os idosos em diversas áreas, promovemos a dignidade, a compaixão e a empatia.

  • Excelência: Procuramos a excelência na formação e na prestação de serviços à comunidade. Toda a nossa atuação é pautada por uma melhoria contínua e aprendizagem permanente. Dispomos de uma equipa de formadores altamente qualificada, que é o alicerce do nosso compromisso com a qualidade e o sucesso dos nossos programas de formação.

  • Capacitação e Desenvolvimento: Reconhecemos a importância do crescimento pessoal e profissional, bem como da capacitação dos indivíduos na comunidade. Estamos dedicados a oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de competências, empoderando os profissionais e expandindo o seu grau de especialização, com o objetivo de melhorar as suas competências e o seu potencial.

  • Inovação: Estimulamos a criatividade e a inovação na procura de soluções eficazes para enfrentar os crescentes desafios do envelhecimento. Procuramos constantemente novas abordagens e tecnologias que permitam melhorar a qualidade de vida da terceira idade.

  • Empoderamento: Contribuímos para a capacitação de milhares de profissionais, que estarão mais aptos a tomar decisões sobre os cuidados a prestar, facilitando a autonomia, o empoderamento e a participação ativa das pessoas mais velhas. Também contribuímos para a definição dos seus objetivos e planos de cuidados futuros.

  • Colaboração: Trabalhamos em parceria com outras instituições, profissionais e a comunidade em geral, criando uma rede de apoio abrangente e eficaz.

  • Literacia e Cultura de Aprendizagem: Promovemos uma cultura de aprendizagem contínua, onde profissionais, séniores e famílias têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que contribuem para o bem-estar e felicidade ao longo do processo de envelhecimento.

  • Acessibilidade e Inclusão: Todos os nossos serviços e programas de formação são abrangentes e privilegiam a acessibilidade, independentemente das condições de cada indivíduo.

Esses valores orientam o nosso trabalho diário e refletem o compromisso de proporcionar um ambiente enriquecedor e de apoio para as pessoas mais velhas, profissionais e comunidades envolvidas no processo de envelhecimento ativo.

Para quem trabalhamos?

As ações promovidas pelo CCEA são dirigidas a:

  • Candidatos a emprego em áreas profissionais que se enquadrem nas atribuições do Centro, incluindo os que se encontram em situação de desemprego. Através da frequência de formação profissional, promovemos o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho, incluindo ações de upskilling ou reskilling;

  • Trabalhadores de entidades envolvidas na prestação de cuidados a idosos;

  • Cuidadores informais de idosos, independentemente de possuírem ou não o estatuto conferido pelo ISS, nos termos da Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro;

  • Entidades que promovam a criação e/ou desenvolvimento de projetos de prestação de cuidados a idosos;

  • Outros parceiros estratégicos, identificados no âmbito da missão e atribuições do Centro.

CCEA - para quem trabalhamos