O protocolo para a instalação de um Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA) em Guimarães foi aprovado por unanimidade na reunião de câmara desta quinta-feira, dia 29 de fevereiro.
O CCEA, que servirá para formar e capacitar cuidadores de idosos, será instalado na Rua da Rainha num espaço com 100 metros quadrados e deverá funcionar a partir de março.
De acordo com Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo será “para dar formação a cuidadores, tem as diversas dimensões mas é essencialmente para formar cuidadores. As pessoas com idade começam a ter muitas dificuldades na última fase e devem, não havendo outra possibilidade, ser internadas nas estruturas residenciais, mas é preciso ter um apoio em casa, onde tem a sua intimidade e privacidade e para isso precisamos de ter cuidadores, que podem começar pela própria família.”
Já segundo a agenda da reunião de câmara, o CCEA “tem como objetivo a promoção de uma abordagem positiva ao envelhecimento, capacitando profissionais para que estes possam oferecer cuidados e serviços diferenciadores e de alta qualidade, que permitam melhorar a qualidade de vida dos idosos, visando dar resposta às carências de qualificação dos profissionais que trabalham na área do envelhecimento em Portugal.”
Fonte: Mais Guimarães
©2023 Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Política de Cookies |